Dóminus 210

Dóminus "O Senhor"
Dóminus eletrônico ­- Ano 4 - Edição nº 210
14 de junho de 2015
X 3º Domingo depois de Pentecostes
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"E achando-a, a põe sobre os seus ombros com alegria, e vindo pra casa, chama os seus amigos e vizinhos,
dizendo-lhes: Congratulai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida? Ev."
Intróito / Salmo 24. 16, 18, 1-2
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Olhai para mim, Senhor e tende piedade de mim; porque estou só e sou pobre. Vede a minha miséria e o meu sofrimento; e perdoai, ó meu Deus, todos os meus pecados. Sl. A Vós, Senhor, elevo a minha alma; ó meu Deus, em Vós confio; não serei envergonhado. Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
A providência divina estende-se a tudo o que nos diz respeito, para nos guiar e tudo penetrar de sua graça, na unidade duma vida que, através dos bens temporais, nos deve conduzir aos eternos.
Ó Deus, que sois protetor dos que em Vós esperam, e sem o qual nada é firme e nada é santo, multiplicai sobre nós a vossa misericórdia, para que por Vós governados e guiados, passemos de tal sorte pelos bens terrenos que não percamos os eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
& Epístola de São Pedro I. 5. 6-11
Fratres, sóbrii estóte et vigiláte. Todas as tardes, no oficio de completas, a Igreja lembra aos fiéis o conselho de S. Pedro. Vamos ver agora em que encorajante contexto ele se situa.
Caríssimos: Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no tempo de sua visita. Confiai-Lhe todas as vossas inquietações, porque Ele é quem tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai, porque vosso adversário, o demônio, como um leão a rugir, anda ao redor de vós procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições sofrem os vossos irmãos que estão no mundo. O Deus de toda a graça, que nos chamou no Cristo Jesus, à sua eterna glória, depois que houverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, confirmará, e consolidará. A Ele, a glória e o império por todos os séculos. Amém.  
Gradual / Salmo 54. 23, 17, 19
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
Deixa ao Senhor os teus cuidados e Ele te nutrirá. V. Quando clamo ao Senhor, Ele ouve a minha voz, livrando-me dos que me atacam.
Aleluia / Salmo 7. 12
Aleluia, aleluia. V. Deus é juiz reto, forte e paciente. Acaso irrita-se Ele todos os dias? Aleluia.
& Evangelho segundo São Lucas 15. 1-10
É em resposta às malévolas insinuações dos escribas e fariseus que Jesus vai contar a parábola da misericórdia e do perdão.
Naquele tempo, chegaram-se a Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-Lo. E os fariseus e os escribas murmuravam e diziam: Este recebe os pecadores e come com eles. Então, Ele lhes propôs esta parábola, dizendo: Qual é o homem, entre vós, que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai procurar a que se desgarrou, até achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros com alegria, e vindo pra casa, chama os seus amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Congratulai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida? Assim, digo-vos que haverá mais júbilo no céu por um pecador que faça penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de fazer penitência. Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma, não acende a candeia, não varre a casa e não procura diligentemente até encontrá-la? E encontrando-a, não chama as suas amigas e vizinhas, dizendo-lhes: Congratulai-vos comigo, porque achei a dracma perdida? Assim, digo-vos que haverá júbilo no céu entre os Anjos de Deus, por um só pecador que faça penitência.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 9. 11-13
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Esperam em Vós, Senhor, todos os que conhecem o vosso Nome: porque nunca desamparais os que recorrem a Vós. Cantai ao Senhor, que habita em Sião; porque não se esqueceu da oração dos pobres.
Secreta
É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Olhai, Senhor, favoravelmente para os dons que a Igreja Vos oferece humildemente, e concedei aos vossos fiéis que, recebendo-os, sirvam para a sua santificação e salvação perpétua. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Lucas 15. 10
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Eu vos digo que haverá júbilo entre os Anjos de Deus, por um só pecador que faça penitência.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Fazei, Senhor, Vos pedimos, que os vossos santos Sacramentos, agora recebidos, nos vivifiquem, e, purificando-nos de todo pecado, nos façam dignos de vossa eterna misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
O Amor Misericordioso
1 — A liturgia de hoje é um caloroso convite à confiança no amor misericordioso de Jesus. Desde o princípio da Missa a Igreja faz-nos rezar assim: «Olhai para mim, Senhor, tende compaixão, pois vivo só e ao desamparo. Reparai na minha miséria e sofrimento e perdoai todos os meus pecados». (Intr.) Depois na Colecta pedimos: «Ó Deus... multiplicai sobre nós a Vossa misericórdia», e um pouco mais adiante exorta-nos: «Descarrega o teu fardo no Senhor e Ele te sustentará». (Grad.). Mas como justificar tanta confiança em Deus, sendo nós sempre uns pobres pecadores? Esta justificação encontramo-la no Evangelho do dia (Lc. 15, 1-10) que refere duas parábolas de que Jesus Se serviu a fim de nos ensinar que jamais confiaremos demasiado na Sua misericórdia infinita: a parábola da ovelha perdida e a da dracma perdida. Primeiro é-nos apresentado o Bom Pastor que vai atrás da ovelha tresmalhada: é a figura de Jesus, descido do céu para ir à procura da pobre humanidade perdida nos antros obscuros do pecado; para a encontrar, para a salvar e conduzir novamente ao redil, Ele não hesita em enfrentar os sofrimentos mais amargos e até a morte. «E tendo-a encontrado, põe-na sobre os ombros alegremente e, indo para casa, chama os seus amigos e vizinhos, dizendo-lhes: 'Congratulai-vos comigo porque encontrei a minha ovelha que se tinha perdido'». É a história do amor de Jesus não só para com toda a humanidade, mas para com cada alma em particular; história bem sintetizada na doce figura do bom pastor, sob a qual Jesus Se quis apresentar. Pode dizer-se que a figura do bom pastor — tão amada nos primeiros séculos da Igreja — equivale à do Sagrado Coração; uma e outra são a expressão viva e concreta do amor misericordioso de Jesus e convidam-nos a ir a Ele com plena confiança.
2 — «Digo-vos que haverá maior júbilo no céu por um pecador que fizer penitência que por noventa e nove justos que não têm necessidade de penitência». Com este pensamento, embora expresso de forma diversa, terminam as três parábolas da misericórdia: a da ovelha perdida, a da dracma perdida e a do filho pródigo. Esta insistente repetição indica-nos o grande cuidado que Jesus teve em inculcar-nos um sentido profundo da misericórdia infinita, misericórdia que contrasta com a atitude dura e desdenhosa dos fariseus que murmuravam, dizendo: «Este [Jesus] recebe os pecadores e come com eles». As três parábolas são a resposta do Mestre à insinuação maliciosa e mesquinha dos fariseus.
A nós, criaturas limitadas e espiritualmente tão curtas de vista, não nos é fácil compreender a fundo este inefável mistério; e não só nos é difícil entendê-lo a respeito dos outros, mas mesmo quando se trata de nós próprios. Contudo Jesus disse e repetiu: «Haverá maior júbilo no céu por um pecador arrependido que por noventa e nove justos», e com isto quis declarar-nos quanta glória dá a Deus a alma que, após as suas quedas, volta para Ele arrependida e confiada. O sentido destas palavras não se há de aplicar somente aos grandes pecadores, aos que se convertem do pecado grave, mas também àqueles que se convertem dos pecados veniais, que se humilham e depois se levantam das infidelidades cometidas por fragilidade ou irreflexão. Esta é a nossa história de todos os dias: quantas vezes nos propusemos vencer a nossa impaciência, a nossa irascibilidade ou suscetibilidade, e quantas vezes recaímos! Porém, se reconhecermos humildemente o nosso erro e formos, com confiança, «pedir perdão a Jesus, lançando-nos nos Seus braços, Ele estremecerá de alegria» e «fará mais ainda: amar-nos-á mais do que antes da nossa falta» (T.M.J. Cart. 231 e CL).
No Communio a liturgia repete hoje o último versículo do Evangelho: «Assim vos digo eu que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um pecador que faz penitência»; e nós peçamos a Jesus, na Sagrada Comunhão, que nos faça compreender os segredos do Seu infinito amor misericordioso.
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967
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About Beto Costa

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