Dóminus 152

Dóminus "O Senhor"
Dóminus eletrônico ­- Ano 3 - Edição nº 152
X DOMINGO DE PENTECOSTES
8 de junho de 2014.
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Vinde, Espírito Santo, enchei o meu coração
e acendei nele o fogo da caridade.

Intróito / Sabedoria 1. 7; Salmo 67. 2
   O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
     Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo
 O Espírito do Senhor encheu todo o universo, aleluia. É Ele que contém todas as coisas, e tem a ciência da palavra, aleluia, aleluia, aleluia. Sl. Levante-se Deus, e sejam dispersos os seus inimigos; e fujam de sua face os que O odeiam. . Glória ao Pai
Oração (Colecta)
   Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
    Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
 Ó Deus, que (neste dia) esclarecestes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos a graça de amarmos neste mesmo Espírito o que é reto e de sempre nos alegrarmos com sua consolação. Por Nosso Senhor... que vive e reina em união com o mesmo Espírito Santo.
& Leitura extraída dos Atos dos Apóstolos 2. 1-11
    Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento.
     As epístolas do ano litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
 Quando chegou o dia de Pentecostes, estavam todos os discípulos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como de vento que soprava impetuoso, e encheu toda a casa, onde estavam sentados. E apareceu-lhes destacadas línguas como de fogo, pousando sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em várias línguas, conforme o Espírito Santo os impelia a se exprimirem. Havia, então, em Jerusalém, Judeus, homens religiosos que aí habitavam de todas as nações que existem sob o céu. Ouvindo-se este ruído, ajuntou-se muita gente; e ficaram todos assustados, porque cada um os ouvia falar em sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo: Porventura, não são Galileus todos estes que estão falando? Como é que os ouvimos falar, cada um em nossa língua materna? Nós, Partos, Medos, Elamitas e os que habitam a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, a Frígia e a Panfília, o Egito e várias partes da Líbia, próximas de Cirene, e os vindos de Roma, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e Árabes, os ouvimos anunciar em nossas línguas as grandezas de Deus.
1º Alelúia / Salmo 103. 30
   Cantos, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
 Aleluia, aleluia. . Enviai o vosso espírito, e surgirão criaturas e renovareis a face da terra.
2.º Aleluia
 Aleluia (Aqui todos se ajoelham.) . Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo de vosso Amor.
Sequência
Estevão Langton, arcebispo de Cantuária †1228
      Vinde, Santo Espírito.
      Emiti um raio
      Da celeste luz.
      Vinde, Pai dos pobres,
      Doador das graças,
      Luz dos corações.
      Consolador nosso,
      Hóspede da alma,
      Doce refrigério.
                                                                      
      No labor repouso,
      Na aflição sois gozo,
      No calor aragem.
      Ó luz abençoada,
      O íntimo enchei
      Dos vossos fiéis.
      Sem a vossa força,
      Não há nada no homem,
      Nada de inocente.
      Ao sujo lavai,
      Ao seco regai,
      Curai o doente.
      Envergai o rígido,
      Aquecei o frígido
      Conduzi o errante.
      Dai aos vossos filhos,
      Que em Vós confiam,
      Vossos sete dons.
      Dai-lhes a virtude.
      A imortal saúde,
      O perene gáudio.
      Amém. Aleluia
& Evangelho segundo São João 14. 23-31
   Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé.
  Nas Missas solenes, o livro é levado honorificamente em procissão. É incensado antes de começar a leitura; e, terminada ela, é reverentemente beijado pelo celebrante.
N aquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará e viremos a ele e nele faremos morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. A palavra que ouvis não é doutrina minha, mas de meu Pai, que me enviou, estas coisas vos tenho dito, permanecendo convosco. Mas o consolador, o Espírito Santo, que o Pai há de enviar em meu Nome, vos ensinará tudo, e vos fará lembrar tudo quanto vos tenho dito. A paz vos deixo; a minha paz vos dou. Não vo-la dou, como o mundo vo-la dá. Não se turbe o vosso coração, nem se assuste. Ouvistes o que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amásseis, certamente vos alegraríeis de eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. Eu vo-lo disse agora, antes que isso suceda, para que, quando acontecer, tenhais fé. Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo. Em mim não terá parte alguma. Mas é, para que o mundo conheça que amo o Pai, e que faço assim como meu Pai ordenou.
Pregação – Divulgação Blog: http://dominuseletronico.blogspot.com.br
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
  Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 67. 29-30
 Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
  Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
  Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Confirmai, ó Deus, o que em nós operastes, do vosso templo, que está em Jerusalém. Os reis Vos oferecem presentes, aleluia.
Secreta
   É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
   É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Santificai, Senhor, Vos suplicamos, os dons que Vos oferecemos, e purificai os nossos corações com a Luz do Santo Espírito. Por Nosso Senhor... que vive e reina em união com o mesmo Espírito Santo.
Communio / Atos 2. 2, 4
   Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
  Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
De repente, no, lugar em que estavam sentados, veio do céu um ruído semelhante a um vento impetuoso, aleluia. E ficaram todos cheios do Espírito santo, anunciando as maravilhas de Deus, aleluia, aleluia.
Postcommunio
  Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Fazei, Senhor, que a efusão do Espírito Santo purifique os nossos corações e os fecunde por uma íntima aspersão de seu orvalho. Por Nosso Senhor... que vive e reina em união com o mesmo Espírito Santo.
Meditação
A Vinda do Espírito Santo
 1 — O Pentecostes é a plenitude do dom de Deus aos homens. No Natal Deus dá-nos o Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, o Mediador, a ponte que une a humanidade à divindade. Na Semana santa, pela Sua Paixão até à morte de cruz, Jesus dá-Se inteiramente por nós; lava-nos, purifica-nos, santifica-nos com Seu Sangue. Na Páscoa, Cristo ressuscita e a Sua Ressurreição, como depois a Sua Ascensão ao céu, é Penhor da nossa: Ele precede-nos na casa do pai para nos preparar o lugar, pois que nEle e por Ele começamos a fazer parte da Família divina, tornamo-nos filhos de Deus, destinados à bem-aventurança eterna. Mas o dom de Deus aos homens não se limita a isso: tendo subido ao céu, Jesus, juntamente com o Pai, envia-nos o Seu Espírito, o Espírito Santo. O Pai e o Espírito Santo amaram-nos a ponto de nos darem o Verbo, por meio da Encarnação; o Pai e o Verbo amaram-nos até nos darem o Espírito Santo. É toda a Trindade que Se dá aos homens, que Se inclina sobre este pobre nada para o remir do pecado, para o santificar, para o introduzir na Sua intimidade. Esta é a excessiva caridade com que Deus nos amou e o dom divino às nossas almas culmina com o dom do Espírito Santo, que é o dom por excelência: "Donum Dei Altissimi". O Espírito Santo, vinculo e penhor do amor mútuo do Pai e do Filho, que recebe, sela e coroa a Sua doação recíproca, é dado às nossas almas pelos méritos infinitos de Jesus, a fim de levar a bom termo a obra da nossa santificação. O Espírito Santo, que desce sobre os Apóstolos sob a forma de línguas de fogo, diz-nos como Ele, Espírito de amor, nos foi dado para nos transformar com a Sua caridade e, assim transformados, nos reconduzir a Deus.
 2 — O dom do Espírito Santo não é um dom passageiro, mas permanente. De fato, para a alma que vive na caridade, Ele é o doce hóspede que habita nela: "Se alguém me ama — diz Jesus e lemo-lo no Evangelho da Missa deste dia (Jo. 14, 23-31) — viremos a ele e faremos nele morada". Todavia, esta inabitação da Trindade, e por conseguinte, do Espírito Santo, na alma em graça, é um dom que pode e quer crescer, é uma doação contínua. A primeira doação realizou-se em nós no dia do nosso batismo; foi depois renovada, confirmada, de modo especialíssimo, com o crisma — o sacramento da confirmação que é como que o Pentecostes de cada alma cristã — e em seguida, a cada aumento de caridade, renova-se esse dom e o Espírito Santo, com o Pai e com o Filho, dá-Se à alma de um modo mais pleno, mais profundo, mais penetrante. Muito a propósito, o Evangelho de hoje fala-nos da caridade que é, ao mesmo tempo, a condição e a conseqüência da inabitação do espírito Santo nas nossas almas; condição, porque, segundo a palavra do próprio Jesus, as pessoas divinas habitam só na alma que ama; conseqüência porque "a caridade de Deus está derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rom. 5, 5). No santo Batismo fomos amados por Deus com um amor totalmente preveniente, isto é, sem qualquer mérito da nossa parte, mas unicamente pelos méritos de Jesus, foi-nos dado o Espírito Santo que difundiu em nós a caridade. Em seguida, cada vez que correspondemos aos convites divinos e fazemos atos generosos de caridade, Ele renova a Sua visita invisível à nossa alma, difunde sempre em nós nova graça e nova caridade. Assim, a nossa vida sobrenatural desenvolve-se sob a ação do Espírito Santo, inteiramente presa pela corrente vivificante e transformante do Seu amor. Compreendemos deste modo como a festa do Pentecostes pode e deve representar uma nova difusão do Espírito Santo na nossa alma, uma nova visita Sua, mediante a qual nos enche dos Seus dons: "Veni, creator Spiritus — mentes tuorum visita, imple superna gratia — quæ tu creasti pectora".
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967

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About Beto Costa

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